quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Português Falado

Nós, brasileiros, afirmamos que o Português é a língua mais difícil do mundo, e mais, que nenhum brasileiro sabe falar o português corretamente.
Discordo! Pois acredito que a fala sofre adequações de tempo e espaço, sim, pois hoje não se fala como antigamente e em Brasília o falar é diferente do Rio de Janeiro, é tudo uma questão de adequação.
Mesmo olhando para a adequação regional, ainda que se pense: há "erros", posso afirmar que a situação prova que a adequação da língua é eminente, pois o falar de um grupo qualquer adequá-se a situação. Quando você fala com seus pais, você tem a liberdade de falar informalmente, mas, diante de seu professor, talvez, por medo de ser corrigido, você tenta levar uma conversa o mais formal possível, ou seja, você busca adequar-se a situação.
A Língua Portuguesa falada é bem diferente da escrita, não podemos confundi-las, ou seja, não devemos introduzir as regras da escrita na fala ou, a das fala na escrita.
Não estou dizendo que podemos falar de qualquer forma ou, usar temos inadequados em nosso falar, pois, ainda sim, a fala têm algumas regras a serem seguidas para que a mensagem seja preservada. O que quero dizer é que a Língua não é estática, muda de acordo com o tempo, lugar e situação; digo que não existe um falar errado, digo que o maranhense não fala o melhor português do brasil, pelo fato de preservar um pouco do português mais rebuscado; afirmo que todos tem o seu jeito de falar e é isso que torna a nossa língua tão linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário